BODY-MIND CENTERING – APRENDIZAGEM DE UM CORPO VIBRÁTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.45828

Palavras-chave:

Body-Mind Centering, Educação somática, Corpo vibrátil

Resumo

O artigo tenta elucidar uma possível epistemologia das práticas somáticas, em especial do método Body-Mind Centering™ (BMC), relacionando-o a conceitos e práticas afins. Proponho uma reflexão sobre a noção de aprendizagem, tal como proposta no BMC, a partir dos escritos de Bonnie Bainbridge Cohen, relacionando-a ao conceito de corpo vibrátil, proposto por Suely Rolnik. Assumo o desafio de dizer em palavras um acontecimento da ordem de uma experiência pré-significante, relacionada ao não-saber, a vivências de um corpo de sensações celulares.O artigo é parte de minha pesquisa de doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade na PUC-RJ, que busca identificar modos de existência próprios do BMC e catalisá-los para a germinação de uma poética performativa cênica e de uma narrativa escrita.

Biografia do Autor

Dani Lima, Docente na PUC RJ - Artes Cênicas Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade/ Letras PUC RJ

Docente na PUC RJ - Artes Cênicas
Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade/ Letras PUC RJ

Referências

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Publicado

31-01-2020

Como Citar

LIMA, Dani. BODY-MIND CENTERING – APRENDIZAGEM DE UM CORPO VIBRÁTIL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 345–359, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.45828. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45828. Acesso em: 14 nov. 2024.