O CORPO NO ESPAÇO E COMO ESPAÇO: MAPEAMENTOS PARA SE PENSAR A INCLUSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.45815

Palavras-chave:

Corpo, Transtorno do Espectro Autista, Educação.

Resumo

Pretende-se, neste trabalho, sinalizar as relações estabelecidas com o espaço dentro das atividades de dança realizadas com pessoas que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista num Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência, localizado no Rio de Janeiro. Discute-se, aqui, o espaço desses corpos dentro dos vários ambientes escolares, entendendo o autismo como uma forma diferente de ver o mundo e de estar no mundo. Ambiciona-se que crianças e jovens percebam a escola como um território que promova o encontro com a experiência, algo essencial para a inclusão desses estudantes.

Biografia do Autor

Renato de Sena Vieira

Mestrado em Artes Cênicas pelo UNIRIO. Bacharelado em Artes Cênicas pela UNIRIO, Licenciatura em Pedagogia pela mesma Universidade. Formado em Psicomotricidade Educacional pela UERJ e em Reeducação pelo Movimento pelo Método Bertazzo. Atualmente Professor de dança da Secretaría Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnología do Rio de Janeiro.

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Publicado

31-01-2020

Como Citar

VIEIRA, Renato de Sena. O CORPO NO ESPAÇO E COMO ESPAÇO: MAPEAMENTOS PARA SE PENSAR A INCLUSÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 255–273, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.45815. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45815. Acesso em: 19 abr. 2024.