PENSAMENTO E MOVIMENTO NO ESTUDO DA CORPOREIDADE

Ruth Silva Torralba Ribeiro, Maria Ignez de Souza Calfa

Resumo


Esse artigo tem como objetivo a compreensão da sala de aula como um espaço afetivo que aqui denominamos de “sala de visitas”. Deste modo, se propõe a tecer no campo da dança, através de uma perspectiva aberta às diferenças, a valorização do estudo da corporeidade, apostando na ética e na poética no processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma experiência com estudantes de um curso de bacharelado em dança, trazemos à cena uma experiência de educação que se interessa pela corporeidade, em que a arte de educar evidencia na dimensão sensível sua potência política. Entendemos que é preciso encontrar na ação “disciplinar” outros modos de produção de conhecimento, criando redes e tecendo conexões entre saberes.


Palavras-chave


Corporeidade; Educação; Dança

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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.45799

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e-ISSN: 2359-6856

 


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