PENSAMENTO E MOVIMENTO NO ESTUDO DA CORPOREIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.45799

Palavras-chave:

Corporeidade, Educação, Dança

Resumo

Esse artigo tem como objetivo a compreensão da sala de aula como um espaço afetivo que aqui denominamos de “sala de visitas”. Deste modo, se propõe a tecer no campo da dança, através de uma perspectiva aberta às diferenças, a valorização do estudo da corporeidade, apostando na ética e na poética no processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma experiência com estudantes de um curso de bacharelado em dança, trazemos à cena uma experiência de educação que se interessa pela corporeidade, em que a arte de educar evidencia na dimensão sensível sua potência política. Entendemos que é preciso encontrar na ação “disciplinar” outros modos de produção de conhecimento, criando redes e tecendo conexões entre saberes.

Biografia do Autor

Ruth Silva Torralba Ribeiro, UFRJ

Professora Adjunto 1 do  Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Deportos da UFRJ.

Maria Ignez de Souza Calfa, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada 1 do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos da Univesidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

31-01-2020

Como Citar

RIBEIRO, Ruth Silva Torralba; CALFA, Maria Ignez de Souza. PENSAMENTO E MOVIMENTO NO ESTUDO DA CORPOREIDADE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 37–52, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.45799. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45799. Acesso em: 28 mar. 2024.