ENSINO DE DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CORPO E A LUDICIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.45742

Palavras-chave:

Dança, Educação Infantil, Protagonismo Infantil

Resumo

O presente trabalho desenvolve um estudo sobre o ensino da Dança na Educação Infantil. O objetivo dessa pesquisa é o de compreender o fenômeno do protagonismo infantil no ensino da Dança e suas implicações na prática pedagógica. Seu campo de intervenção é o Projeto “Dança Criança!”, realizado no Centro de Referência em Educação Infantil do Colégio Pedro II.  Os resultados evidenciam que, o projeto pedagógico em questão, propicia à criança tornar-se protagonista da sua aprendizagem. O método baseia-se em uma mediação que considera a criança como sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e utiliza estratégias que privilegiam a experiência lúdica e a descoberta da corporeidade.

Biografia do Autor

Carla Verônica Cesar Trigo, Colégio Pedro II

Licenciada em Dança e Educação e Física (UFRJ), Especialista em Educação Física Escolar (UERJ). Professora de Educação Física do Centro de Referencia em Educação Infantil e Coordenadora do Projeto "Dança Criança!" (Colégio  o Pedro II). Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica  (Colégio Pedro II). Ex-professora das Redes Municipal e Estadual de Ensino do Rio de Janeiro e da Rede Municipal de Duque de Caxias  onde atuou na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Ex-professora do CEFETQ (Ensino Técnico Integrado). 

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Publicado

31-01-2020

Como Citar

CESAR TRIGO, Carla Verônica. ENSINO DE DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CORPO E A LUDICIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 360–381, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.45742. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45742. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiências