RESENHA DA OBRA “ENSINANDO A TRANSGREDIR: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.45738

Palavras-chave:

Educação, Colonialismo, Liberdade.

Resumo

O livro “Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade,” de bell hooks, é o objeto de análise da presente resenha. Esta obra tem como proposta analisar os efeitos do colonialismo no campo educacional. Além disso, a autora enfatiza a perspectiva crítica e decolonial como um possível caminho para a promoção da liberdade. A leitura é conduzida por reflexões acerca da prática pedagógica como um lugar político e de resistência.

Biografia do Autor

Maciana de Freitas e Souza, UERN

Bacharela em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Pós graduada emSaúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela instituição Faculdade Vale do Jaguaribe 

Patricia Lorena Raposo, UERN

Licenciada em Ciências Sociais pela UERN. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de A. Maia” (CAMEAM)

Referências

CRENSHAW, Kimberle. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. In: Estudos Feministas. Nº 10. São Paulo, 2002.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo Martins Fontes, 2013.

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Publicado

31-01-2020

Como Citar

SOUZA, Maciana de Freitas e; RAPOSO, Patricia Lorena. RESENHA DA OBRA “ENSINANDO A TRANSGREDIR: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE". Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 416–421, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.45738. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45738. Acesso em: 26 abr. 2024.