EM DEFESA DE UM CORPO-POTÊNCIA: NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA

Autores

  • Ana Paula Parise Malavolta Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Fernanda Monteiro Rigue Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Camilla Baldicera Biazus Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.45318

Palavras-chave:

Corpo, Escolarização, Potência

Resumo

O presente texto é um convite para pensar possíveis percepções e enunciações sobre o corpo no campo da educação. Para tanto, nos aproximamos os escritos de Michel Foucault (1989), Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995), Giorgio Agamben (2014 - 2017) e Baruch de Espinosa (1998) para construir um pensamento que nos permita atentar para uma vivência da corporeidade no contexto escolar, além das fronteiras da escola tradicionalmente estabelecida. A partir da potência política da costura, damos ênfase à Pedagogia crítico-performativa e às oficinas desenvolvidas pelo NAT, para alargar o leque de possibilidades de agenciamentos sobre o corpo no espaço educacional. Propomos, ao fim, problematizações que se apresentam por olhares outros em defesa de um corpo-potência, atentando para suas dimensões poéticas e performativas.

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Publicado

31-01-2020

Como Citar

PARISE MALAVOLTA, Ana Paula; MONTEIRO RIGUE, Fernanda; BALDICERA BIAZUS, Camilla. EM DEFESA DE UM CORPO-POTÊNCIA: NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 92–118, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.45318. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/45318. Acesso em: 13 nov. 2024.