EDUCAÇÃO DO CORPO NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Danielle Angelo Bargas, Eliana Ayoub, Dolores Setuval Assaritti, Juliana Scarazzatto, Marília Del Ponte de Assis

Resumo


Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa com objetivo de refletir sobre a educação do corpo nos espaços-tempos do cotidiano escolar. Por meio de uma pesquisa de campo em uma escola estadual da cidade de Campinas/SP, buscamos compreender como as crianças experimentam um minucioso processo de educação, que se faz também e fundamentalmente, no corpo e pelo corpo. Observarmos que a educação do corpo faz parte de um processo que sempre esteve presente na escola, com práticas que ensinam, sobretudo, a controlar as manifestações corporais e a gestualidade das crianças. Entretanto, trata-se de um processo amplo, no qual também identificamos que nas brechas do cotidiano há espaços em que o controle escapa e tanto professores como crianças vivem outras relações no contexto escolar.


Palavras-chave


Educação do corpo; Gestualidade; Ensino Fundamental.

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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.45009

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e-ISSN: 2359-6856

 


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