O medo do prazer e sua relação com o retorno ao silenciamento: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.44861

Palavras-chave:

Educação, Escola, Criticidade

Resumo

Este relato se propõe a refletir sobre o olhar conservador e o medo de dar voz aos alunos na realização de propostas pedagógicas diferenciadas, retirarando do debate educacional questões emergentes na esfera social e cultural da vivência de nossos educandos, desqualificando debates que possam contribuir para a compreensão e reflexão crítica a respeito da realidade vivida, silenciando vozes, reproduzindo valores e preconceitos baseados em concepções morais e religiosas. Sendo assim, este texto terá como recorte o relato de uma situação que envolveram um projeto com música no Ensino Fundamental em duas escolas, uma pública e uma escola privada.

Biografia do Autor

Marcia Jacob Vieczorek, Universidade Federal Fluminense

Professora, Pedagoga, Psicopedagoga, Educadora Social, Arteeducadora e Especialista em Educaçao Especial e Inclusiva. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa os Impactos do Conservadorismo na Educação Brasileira (GEPCEB) da UFF.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.

GADOTTI, Moacir. A Educação Contra a Educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

SEPULVEDA, Denize. Emancipação social e exclusão no cotidiano escolar: a homofobia e suas influências nas tessituras identitárias. Tese de Doutorado em Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2012.

SEPULVEDA, Denize; SEPULVEDA, José Antonio. Conservadorismo e educação ESCOLAR: um exemplo de exclusão. Movimento Revista de Educação. Ano 3, N. 5, 2016.

_______; _______. Práticas conservadoras: suas influências nas tessituras identitárias de gêneros e sexualidades. Periferia: educação, cultura e comunicação. V.9, N.2 jul-dez 2017.

TAVEIRA, Eleonora Barrêto. Saberes de alunos e alunas do ensino regular noturno: questão para a Escola? In: ALVES, Nilda: GARCIA, Regina Leite. A Invenção da Escola a cada dia. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

Downloads

Publicado

29-08-2019

Como Citar

VIECZOREK, Marcia Jacob. O medo do prazer e sua relação com o retorno ao silenciamento: um relato de experiência. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 378–385, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.44861. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/44861. Acesso em: 25 abr. 2024.