Pedagogia do transteatro: educação, gênero e diversidade sexual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2019.44851

Palavras-chave:

Arte Educação, Escola Laica, Práxis Sociais, Igualdade de Gênero, Pedagogia do Transteatro.

Resumo

Este artigo visa elucidar o aprendizado da arte na educação sem perder sua estética, como momento propício para falar de gênero e diversidade sexual, para desconstruir e desnaturar o machismo e a homofobia nas escolas e para a afirmação das minorias. Para compreender, entender e vivenciar a Arte Educação unindo-se para transpor algo inovador, abrir sabedorias, resgatar possibilidades e ultrapassar o pensar fragmentado. É a busca constante de investigação na tentativa de superar a imposição da cultura heterosexista. A Pedagogia do Transteatro foi estudada no Mestrado Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da Universidade Federal de São João Del Rei e aplicada em Escolas da Rede Municipal de Contagem.

Biografia do Autor

Joaquim Pires Reis, Universidade Federal de São João Del Rei

Mestre em ARTES, URBANIDADES e SUSTENTABILIADE pela Universidade Federal de São João Del Rei, UFSJ, Pós-graduado em ARTE-EDUCAÇÃO pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Puc/Minas (2006), Pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD) pela Universidade Federal Fluminense, UFF (2015) e Graduado em Licenciatura ARTES CÊNICAS pela Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP (2003) . Atualmente trabalha na Rede Municipal de Educação de Betim e Contagem, na área de Arte-educação. Foi um dos professores responsável pela elaboração da Matriz de Referência Curricular de Arte de Contagem. 

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

REIS, Joaquim Pires. Pedagogia do transteatro: educação, gênero e diversidade sexual. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 241–258, 2019. DOI: 10.12957/riae.2019.44851. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/44851. Acesso em: 16 abr. 2024.