FORMANDO PROFESSORES E TAMBÉM LEITORES: PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO COM LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA
Resumo
Este artigo versa sobre uma experiência de estágio docente realizada no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, que teve como objetivo promover práticas de letramento literário baseadas em Cosson (2018a; 2018b). Esta ação visava contribuir na formação de professores que fossem, também, leitores de literatura preocupados em promover o ensino de leitura literária em suas aulas. Como metodologia, foi proposta a leitura guiada de três obras literárias brasileiras, discutidas em Círculos de Leitura e sobre as quais os alunos escreveram em Diários de Leitura. Fundamentado no vivenciado, concluiu-se que a fluência na prática da leitura literária é também precária entre discentes de cursos superiores e que o compromisso com o ensino dela deve se estender a esse nível.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMADO, Jorge. Capitães da Areia. Edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: CANDIDO, Antonio. Textos de intervenção. São Paulo: Editora 34, 2002.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Edição. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2ª ed, 7ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.
______. Círculos de leitura e letramento literário.1ª ed, 2ª reimpressão. São Paulo, 2018b.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. Edição. São Paulo: Ática, 2013.
KRAMER, Sonia, JOBIM E SOUZA, Solange. Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. Edição. São Paulo: Ática, 1996.
MEIRA, Caio. Apresentação à edição brasileira. In: TODOROV, Tzvetan. A Literatura em Perigo. Trad. Caio Meira. 5ª ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2014.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: RÖSING, Tânia Maria Kuchenbecker; ZILBERMAN, Regina (Orgs). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. Edição. São Paulo: Global, 2009.
SEGABINAZI, Daniela Maria; SILVA, Raquel Souza da. O ensino de literatura continua em perigo. Revista Língua e Literatura, Frederico Westphalen, v. 17, n. 30, 2015. ISSN 1984-381X. Disponível em: http://www.ufpb.br/geef/contents/documentos/publicacoes/o-ensino-de-literatura-continua-em-perigo-revista-lingua-literatura.pdf. >. Acesso em: 20 de jul. 2019 doi: ____________.
SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
TODOROV, Tzvetan. A Literatura em Perigo. Trad. Caio Meira. 5ª ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2014.
VASCONSELOS, José Mauro de. O meu pé de laranja lima. São Paulo: Melhoramentos, 2018.
YUNES, Eliana. Pelo avesso: a leitura e o leitor. Revista Letras, Curitiba, v. 44, 1995. ISSN 2236-0999 Disponível em: https://revistas.ufpr.br/letras/article/view/19078/12383 Acesso em: 20 de jul de 2019.
DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.44629
Apontamentos
- Não há apontamentos.
e-ISSN: 2359-6856
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Indexada em:








Realização:



