RESENHA CRÍTICA: TRAJETÓRIAS DE PESQUISAS DA REDE “MOVER"

Autores

  • Pedro José Santos Carneiro Cruz Universidade Federal da Paraíba/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.40851

Palavras-chave:

Educação Intercultural, Movimentos Sociais, Extensão universitária.

Resumo

As trajetórias de pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa “Educação Intercultural  Movimentos Sociais” (CNPq/UFSC), conhecido como núcleo ou rede “Mover”, são aqui analisadas sob a perspectiva da extensão universitária popular, entendida como mergulho permanente, sistemático e profundo na realidade social. Neste sentido, a experiência do “Mover” aparece como um processo intenso de comunicação dialógica e engajada com os movimentos populares que enseja, reciprocamente, o empoderamento dos movimentos populares como protagonistas de sua “práxis” e a construção social permanente da  universidade popular. 

Biografia do Autor

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba/UFPB

Professor do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Referências

FLEURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural e movimentos sociais: trajetórias de pesquisas da Rede Mover. João Pessoa: Editora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), 2017.

FLEURI, Reinaldo Matias. Conversidade: conhecimento construído na relação entre educação popular e universidade. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27, 2004. Sociedade, Democracia e Educação: Qual universidade? Caxambu, ANPEd, 2004.

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Publicado

30-03-2019

Como Citar

CARNEIRO CRUZ, Pedro José Santos. RESENHA CRÍTICA: TRAJETÓRIAS DE PESQUISAS DA REDE “MOVER". Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 707–712, 2019. DOI: 10.12957/riae.2018.40851. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/40851. Acesso em: 16 abr. 2024.