INTERCULTURALIDADE NA PERSPECTIVA BAKAIRI DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA ESCOLA INDIGENA

Autores

  • Edinéia Tavares Lopes Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0003-3842-2092
  • Beleni Salete Grando Universidade Federal de Mato Grosso
  • Darlene Yaminalo Taukane Instituto Yukamaniru de Apoio às Mulheres Kurâ-Bakairi
  • Eduardo Maiawai Koni Tawanre Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.
  • Yasmin Lima de Jesus PPGECIMA-Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.39694

Palavras-chave:

Educação Intercultural, Educação Escolar Indígena, Educação em Ciências.

Resumo

Este trabalho objetiva investigar as possibilidades de construção de saberes da área das Ciências da Natureza no contexto da Educação Escolar Indígena, por meio do diálogo com temáticas do cotidiano indígena e que são práticas sociais relevantes para a constituição das identidades individuais e coletivas. Apresenta perspectivas metodológicas da etnografia e da pesquisa-ação. O trabalho resulta de uma pesquisa desenvolvida com o povo Bakairi da Aldeia Aturua, Território Indígena Bakairi – Brasil. Apontamos que a temática “Pinturas Corporais Bakairi” emerge como possibilidade significativa para a construção dos referidos saberes no contexto escolar pautado na educação intercultural. Defendemos que o direito à aprendizagem dos saberes dessa área não se restringe ao sentido universalista, mas se amplia e se (des/res)constrói em direção a efetivação da educação intercultural específica e diferenciada do e para o Povo Bakairi.

Biografia do Autor

Edinéia Tavares Lopes, Universidade Federal de Sergipe

Doutora e pós-doutora em Educação e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, ambos da Universidade Federal de Sergipe, Grupo de Pesquisa GEPIADDE, membro da coordenação colegiada da NEABI-UFS.

Beleni Salete Grando, Universidade Federal de Mato Grosso

Pós-doutora em Antropologia Social e Doutora Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso; Coordenadora COEDUC. beleni.grando@gmail.com

Darlene Yaminalo Taukane, Instituto Yukamaniru de Apoio às Mulheres Kurâ-Bakairi

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora Kurâ-Bakairi, liderança indígena do Instituto Yukamaniru de Apoio às Mulheres Kurâ-Bakairi

Eduardo Maiawai Koni Tawanre, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.

Pós-graduado em Educação Escolar Indígena pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Professor Kurâ-Bakairi, da Escola Estadual Indígena de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.

Yasmin Lima de Jesus, PPGECIMA-Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). Bolsista CAPES. Grupo de pesquisa GEPIADDE/UFS.

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Publicado

30-03-2019

Como Citar

LOPES, Edinéia Tavares; GRANDO, Beleni Salete; TAUKANE, Darlene Yaminalo; TAWANRE, Eduardo Maiawai Koni; JESUS, Yasmin Lima de. INTERCULTURALIDADE NA PERSPECTIVA BAKAIRI DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA ESCOLA INDIGENA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 547–565, 2019. DOI: 10.12957/riae.2018.39694. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/39694. Acesso em: 28 mar. 2024.