Currículos emancipatórios na EDA/EJA : resistências Freireanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.38030

Palavras-chave:

EJA, Currículos emancipatórios, Pedagogia do oprimido

Resumo

Neste texto evidenciamos os currículos da EDA/EJA e as contribuições das leituras de Freire (1969, 1979, 1992) que fizeram parte da nossa trajetória profissional e que nos alertaram para a compreensão de que a sala de aula da EJA se configura como espaçotempo[i]de criação curricular emancipatória. As leituras de Freire, sobretudo a Pedagogia do oprimido (1969), nos conduziram às experiências do Observatório Alagoano de Leitura em EJA, que nos permitiu constatar que nas salas de aula da EJA são produzidos currículos emancipatórios que extrapolam propostas oficiais.

Biografia do Autor

Valéria Campos Cavalcante, Universidade Federa de Alagoas

Doutora pelo Programa de Pós Graduação CEDU-UFAL, Possui Mestrado em Educação CEDU-UFAL (2009), graduação em Pedagogia e Letras. Especialização em Formação de Professores da EJA - CEDU-UFAL (2006). Está Vinculada aos grupos de pesquisas Teorias e Práticas em Educação de Jovens e Adultos e Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos. Atualmente é professora Efetiva da Universidade Federal de Alagoas, Unidade Penedo. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia e Currículo Escolar, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: EJA, Gestão Escolar, Currículo, sujeitos EJA, formação de professores, Avaliação, Alfabetização e Letramento

Marinaide Lima Freitas, Universidade Federa de Alagoas

Pós-doutora em Educação na área de formação docente pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal. Doutora em Linguística (UFAL). Professora do curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas e do Programa de Pós-Graduação em Educação nos cursos de Mestrado e Doutorado da mesma  Universidade.

Downloads

Publicado

30-10-2018

Como Citar

CAVALCANTE, Valéria Campos; FREITAS, Marinaide Lima. Currículos emancipatórios na EDA/EJA : resistências Freireanas. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 314, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.38030. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/38030. Acesso em: 18 abr. 2024.