50 anos da Pedagogia do oprimido: reflexões sobre (re) existência no Brasil e na América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2018.38029

Resumo

No presente artigo nos propomos a levantar reflexões sobre como a Pedagogia do Oprimido contribui para seguirmos pensando nossa existência. Problematizando sobre nossas vidas sociais organizamos o texto em oito partes: após notas iniciais e breve apresentação traçamos algumas ponderações sobre qual a “cara” de nosso povo e de nosso país; em seguida traçamos considerações sobre o contexto atual e a contemporaneidade das proposições de Freire; na quinta parte nos perguntamos sobre temores e elementos que vêm conformando, na luta e na resistência, nossa identidade; na sexta parte trazemos à tona algumas costuras entre a educação bancária e a falácia de um projeto de escola amordaçada. Tradição, família e propriedade são tematizadas na sétima parte para, finalmente, apontarmos anúncios possíveis.

Biografia do Autor

Carlos Rodrigues Brandão

Licenciado em psicologia e Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965); mestre em antropologia pela Universidade de Brasília (1974). doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (1980); livre docente em antropologia do simbolismo pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado na Universidade de Perugia e na Universidade de Santiago de Compostela. É "fellow" do St. Edmund's College da Universidade de Cambridge. Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor colaborador do POSGEO da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e professor visitante da Universidade Estadual de Goiás. Possui experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia camponesa, antropologia da religião, cultura popular, etnia e educação, com foco na educação popular É Comendador do Mérito Científico pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, doutor honoris causa pela Universidade Federal de Goiás, doutor honoris causa pela Universidad Nacional de Lujan (Argentina), professor emérito da Universidade Federal de Uberlândia, e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas. Escreveu artigos e livros nas áreas de antropologia, educação e literatura. Para dados sobre livros e artigos

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Publicado

30-10-2018

Como Citar

VASCONCELOS, Valéria Oliveira de; BRANDÃO, Carlos Rodrigues. 50 anos da Pedagogia do oprimido: reflexões sobre (re) existência no Brasil e na América Latina. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 294, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.38029. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/38029. Acesso em: 28 mar. 2024.