CONTA-ME SUA HISTÓRIA AINDA QUE NÃO SEJA A ÚNICA VERDADE: A INVENÇÃO DE SI E AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES

Autores

  • Marcio Rodrigo Caetano FURG
  • Paulo Melgaço Silva Junior UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2017.29561

Palavras-chave:

Discursos, Gênero, Sexualidades, Performances, Biografias

Resumo

As narrativas biográficas são fragmentos discursivos que significam as experiências de vida dos sujeitos. Com elas, interessam-nos as “verdades” sobre gênero e sexualidade que regularam experiências de docentes que atuam na rede pública de ensino do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Através das narrativas, foi possível observar como os sujeitos construíram suas cadeias de significados e estruturaram suas formas de representar suas sexualidades e gênero. Essas operaram sobre dois pontos: 1. a responsabilidade com o futuro das e dos estudantes e 2. a imagem de bom/boa docente. Com eles enfatizamos a importância de profundar as análises sobre a produção da diferença, já que ela é cultural e, portanto, mediada pelos jogos de interesse social.

Biografia do Autor

Marcio Rodrigo Caetano, FURG

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Adjunto III no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Líder do Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas (FURG).

Paulo Melgaço Silva Junior, UFRJ

Pós doutorando em educação pela UFRJ, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da rede básica de educação do município de Duque de Caxias e do estado do Rio de Janeiro.

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Como Citar

CAETANO, Marcio Rodrigo; SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço. CONTA-ME SUA HISTÓRIA AINDA QUE NÃO SEJA A ÚNICA VERDADE: A INVENÇÃO DE SI E AS TRAJETÓRIAS ESCOLARES. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 26–42, 2017. DOI: 10.12957/riae.2017.29561. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/29561. Acesso em: 28 mar. 2024.