CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FEMINISTA PARA UMA EXPLICAÇÃO LOCALIZADA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Etiane Araldi Ministério da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2017.29532

Palavras-chave:

Feminismo, Educação, Aprendizagem

Resumo

O artigo parte de algumas questões que emergiram na experiência recente das ocupações dos estudantes secundaristas no Brasil, conforme depoimentos de estudantes de São Paulo e do Rio de Janeiro. Reconhecendo o protagonismo das mulheres nesse movimento, são articuladas contribuições de autoras feministas para o desafio de pensar práticas educacionais e explicações da aprendizagem que estejam atentas ao problema da convivência, tão bem enunciado pelos estudantes. Aborda perspectivas críticas a teorias clássicas da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, com o objetivo de produzir outras explicações para o processo educacional, que considerem seu caráter localizado, no sentido proposto para esse termo por Donna Haraway. Para isso, propõe o deslocamento de concepções de sujeito e política pautadas por uma racionalidade masculina, autônoma, abstrata e impessoal.

Biografia do Autor

Etiane Araldi, Ministério da Saúde

Psicóloga (UFRGS), Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), Doutoranda em Psicologia Social (UERJ). Analista de Políticas Sociais no Ministério da Saúde.

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Como Citar

ARALDI, Etiane. CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FEMINISTA PARA UMA EXPLICAÇÃO LOCALIZADA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 170–183, 2017. DOI: 10.12957/riae.2017.29532. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/29532. Acesso em: 28 mar. 2024.