GÊNERO, MÍDIA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS NA INFÂNCIA E NA PRÉ-ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Tuany de Menezes Oliveira Universidade de São Paulo
  • Paula Teixeira Araujo Universidade de São Paulo
  • Luís Paulo de Carvalho Piassi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2017.29529

Palavras-chave:

Gênero, Mídia, Educação, Infância, Pré-Adolescência

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre a utilização de produtos midiáticos como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com crianças e pré-adolescentes, a partir dos resultados de atividades realizadas em escolas públicas de São Paulo. As intervenções foram formuladas e realizadas pelo grupo E.M.M.A. (Estudos sobre a Mulher e as Minorias na Arte-Ciência), do projeto Banca da Ciência. Após reflexões teóricas e intervenções, pudemos concluir que, é possível utilizar produtos midiáticos como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero e que, a partir das representações das identidades femininas que estão presentes nessas mídias, é possível discutir diversos temas relacionados à questão do sexo, do gênero, da orientação sexual e das identidades de forma didática e lúdica.

Biografia do Autor

Tuany de Menezes Oliveira, Universidade de São Paulo

Bacharela em Lazer e Turismo e Mestra em Filosofia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Paula Teixeira Araujo, Universidade de São Paulo

Licenciada em Ciências da Natureza e Mestra em Filosofia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Luís Paulo de Carvalho Piassi, Universidade de São Paulo

Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Bacharel e Licenciado em Física pela USP, Mestre em Ensino de Ciências pela USP, Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Livre-Docente em Artes, Cultura e Lazer pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Orientador do programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação USP e do programa de Estudos Culturais da EACH/USP.

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Como Citar

OLIVEIRA, Tuany de Menezes; ARAUJO, Paula Teixeira; PIASSI, Luís Paulo de Carvalho. GÊNERO, MÍDIA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS NA INFÂNCIA E NA PRÉ-ADOLESCÊNCIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 119–139, 2017. DOI: 10.12957/riae.2017.29529. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/29529. Acesso em: 19 abr. 2024.