JUVENTUDE E CULTURA SURDA

Autores

  • Ana Regina e Souza Campello Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.24888

Palavras-chave:

Jovens Surdos, Libras, Cultura Surda.

Resumo

DOI: 10.12957/riae.2016.24888

 

Este artigo reflete sobre juventude e Cultura Surda buscando verificar, através de observação de campo da própria pesquisadora, o processo de criação e de transformação de gírias em sinais por meio do uso por jovens Surdos. A criação de sinais específicos é um fato que gera novas gírias na comunicação entre eles, como marca identificatória do grupo. A partir da análise, constatou-se que as gírias em grupo tornam-se essencial para a preservação desse e de sua cultura, o que é ininteligível para a compreensão geral da língua cotidiana para ouvintes.

Biografia do Autor

Ana Regina e Souza Campello, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Professora Doutora do Curso de Pedagogia Bilíngue do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos

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Publicado

29-07-2016

Como Citar

CAMPELLO, Ana Regina e Souza. JUVENTUDE E CULTURA SURDA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 104–115, 2016. DOI: 10.12957/riae.2016.24888. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/24888. Acesso em: 23 abr. 2024.