ROTEIROS DE OBSERVAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA

Silvina Julia Fernández

Resumo


DOI: 10.12957/riae.2016.24884

 

Neste artigo procuro apresentar a proposta didático-pedagógica da disciplina Prática em Política e Administração Educacional e, ao narrá-la, refletir e problematizar sobre seus supostos, intencionalidades, acertos e dificuldades, nas condições institucionais e curriculares do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, frente aos desafios que enfrenta a gestão educacional atual. Para isso, num primeiro momento, busco contextualizar a minha ação docente não apenas nesses desafios, mas procuro entender como as demandas por eles gerados se inserem numa perspectiva histórica. A seguir, no meu papel de docente, descrevo narrativamente a situação e os desdobramentos da proposta dessa disciplina, buscando tensioná-la em função autoavaliativa e prospectiva.


Palavras-chave


Pedagogia; Formação de gestores; Estágio supervisionado.

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