BRICOLAGENS DE PRÁTICAS ESCOLARES NA CIDADE PEQUENA

Autores

  • Mitsi Pinheiro Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2015.23793

Palavras-chave:

Cotidianos, Avaliação, Currículos, Cidades Pequenas, Cortejos.

Resumo

O artigo apresenta estudo desenvolvido em meio a um evento de caráter oficial – o desfile escolar comemorativo do aniversário municipal, por onde desfilam escolas, grupos de serviços, religiosos, políticos, comerciais e outros, transformando a rotina da cidade e acolhendo outros cotidianos na festa. A metodologia incluiu orientações da Etnografia, da História Oral e dos estudos em Cotidianos. Os resultados apontaram que, além do currículo e da avaliação, outros fatores inerentes à escola eram compartilhados durante o cortejo: a disciplina, a ordenação cartesiana, as hierarquias, as distinções diversas, punições e prêmios. Embora a gênese destes fatores não possa ser encontrada na escola, sua representação pública no interior da linguagem escolar contribui para que a sociedade os legitime.

 

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Publicado

13-07-2016

Como Citar

LACERDA, Mitsi Pinheiro. BRICOLAGENS DE PRÁTICAS ESCOLARES NA CIDADE PEQUENA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 489–511, 2016. DOI: 10.12957/riae.2015.23793. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/23793. Acesso em: 26 abr. 2024.