INTRODUÇÃO À FILOSOFIA A PARTIR DA HISTÓRIA E CULTURAS DOS POVOS INDÍGENAS

Autores

  • Renato Noguera

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2015.23786

Palavras-chave:

Filosofia, História e Cultura Indígena

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar a abordagem da história e cultura indígena na disciplina de filosofia, salientando a carência de debates sobre a filosofia indígena no currículo básico de ensino, descontruindo mitos sobre a produção do conhecimento filosófico e descolonizando o currículo de filosofia. Abordando previamente as formações discursivas do pensamento colonizador eurocêntrico e sua sedimentação na América Latina, presentes nas literaturas luso-brasileiras desde o século XVI, em detrimento da Filosofia Ameríndia e Afro-Brasileira. Destaca-se aqui, a importância do reconhecimento da Filosofia Ameríndia, no que tange aos aspectos legais da LDB, o empoderamento e o protagonismo de autores indígenas para o Ensino de Filosofia, tendo em vista a Lei 11.645/2008, a partir de uma perspectiva alargada de filosofia.

Downloads

Publicado

13-07-2016

Como Citar

NOGUERA, Renato. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA A PARTIR DA HISTÓRIA E CULTURAS DOS POVOS INDÍGENAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 394–407, 2016. DOI: 10.12957/riae.2015.23786. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/23786. Acesso em: 29 mar. 2024.