ENSINO DE HISTÓRIA, DIVERSIDADE CULTURAL E LEI 10.639/03

Autores

  • Acácia Regina Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.16801

Palavras-chave:

Ensino de História, Diversidade Cultural, PIBID.

Resumo

O presente artigo pretende apresentar reflexões acerca do ensino e aprendizado de História frente às demandas sociais, tais como as instituídas pela Lei 10.639/03. Além de focar na problematização do respeito à diversidade cultural durante as aulas de História em turmas do 6º ano do fundamental, observando como esses alunos lidam com os conteúdos históricos ensinados, evidenciando que o currículo nessa serie visa o estudo das civilizações antigas, a vida material desses povos e suas crenças. Ocorre um enfoque nas apropriações dos alunos, sobre o conhecimento histórico e quais relações têm sido estabelecidas com as suas experiências cotidianas, a partir de registros em diários de campo e entrevistas feitos pelos bolsistas do Subprojeto História do PIBID, da Faculdade de Formação de Professores/UERJ, realizado em um colégio estadual em São Gonçalo.

Biografia do Autor

Acácia Regina Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores

Licencianda em História pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), pelo Subprojeto História intitulado As estratégias didáticas na aprendizagem do conhecimento histórico escolar sob a coordenação da Professora Doutora Maria Aparecida da Silva Cabral e desenvolve pesquisa nos temas Ensino de História; Racismo e Antirracismo.

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Publicado

29-07-2016

Como Citar

PEREIRA, Acácia Regina. ENSINO DE HISTÓRIA, DIVERSIDADE CULTURAL E LEI 10.639/03. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 89–103, 2016. DOI: 10.12957/riae.2016.16801. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/16801. Acesso em: 19 abr. 2024.