SURDEZ E OUTROS COMPROMETIMENTOS? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DIFERENÇA

Autores

  • Camila Machado de Lima Colégio Pedro II; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.16191

Palavras-chave:

Diferença, Surdez, Alteridade.

Resumo

DOI: 10.12957/riae.2016.16191

 

Crianças surdas e com deficiência mental? Adolescentes surdos e autistas? Crianças surdas e com síndromes raras? Adolescentes surdos, cadeirantes e deficiência mental? Como se comunicar? O que fazer? Essas foram minhas indagações quando comecei a trabalhar no Centro de Atendimento Alternativo Florescer (CAAF) no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 2013. Trago neste texto algumas provocações e acontecimentos que me fizeram (re)pensar a minha prática docente, tecendo com estes sujeitos uma experiência na diferença. Diferença não demarcada pelas “deficiências”, mas constitutiva da relação de alteridade, diferenças nossas de perceber, estar, viver, sentir o mundo.

Biografia do Autor

Camila Machado de Lima, Colégio Pedro II; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Professora de Educação Infantil no Colégio Pedro II;

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

CENTRO DE ATENDIMENTO ALTERNATIVO FLORESCER – CAAF. Disponível em: <http://www.ines.gov.br/index.php/educacao-basica/centro-de-atendimento-alternativo-florescer/centro-de-atendimento-alternativo-florescer-caaf>. Acesso em: 03 abr. 2015.

DUSCHATZKY, S.; SKLIAR, C. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, J.; SKLIAR, C. (Orgs.) Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

FERRE, N. P. de L. Identidade, diferença e diversidade: manter viva a pergunta. In: LARROSA, J.; SKLIAR, C. (Orgs.) Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

SKLIAR, C. Experiências com a palavra: notas sobre linguagem e diferença. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

SKLIAR, C. Desobedecer a linguagem: educar. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2014.

Downloads

Publicado

29-07-2016

Como Citar

DE LIMA, Camila Machado. SURDEZ E OUTROS COMPROMETIMENTOS? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DIFERENÇA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 139–146, 2016. DOI: 10.12957/riae.2016.16191. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/16191. Acesso em: 25 abr. 2024.