TECENDO HISTÓRIAS: LITERATURA E EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Autores

  • Izabel Cristina Costa de Faria Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Bianca De Fátima Fonseca Pantoja Universidade Federal do Pará
  • Soraia de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2016.14329

Palavras-chave:

Literatura, Arte e Experiências.

Resumo

DOI: 10.12957/riae.2016.14329

 

O presente trabalho tem como objetivo abordar a importância e a influência da Literatura, entendida como Arte, na vida e na prática dos professores e das crianças na Educação Infantil. Pretendemos compartilhar algumas vivências do cotidiano da Educação Infantil, onde a Literatura foi o fio condutor capaz de ampliar o repertório cultural, artístico e lúdico tanto das crianças, quanto de nós educadoras, acreditamos que a literatura é a arte da palavra, da linguagem, do sentimento e da imaginação! Compartilhamos do pensamento de Corsino (2009), que defende o trabalho com artes deve ter um caráter de ampliação cultural, de forma que a ética e a estética sejam trabalhadas indissociavelmente. Percebemos em nossa prática cotidiana, que as diferentes formas de manifestações artísticas devem estar presentes no processo de formação de professores e na prática com as crianças na educação infantil, pois a educação estética afina a sensibilidade e facilita as interações positivas no ambiente escolar. Sendo assim, a presença da arte no processo de formação do indivíduo redimensiona a realidade e propõem novas possibilidades de olhar pra si e para o outro.

Biografia do Autor

Izabel Cristina Costa de Faria, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pedagoga, especialista em Currículo pela Faculdade da Baixada - FEBF/UERJ. Pesquisadora do Grupo Frestas UNIRIO.

Bianca De Fátima Fonseca Pantoja, Universidade Federal do Pará

Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio d Janeiro, Pedagoga e Pesquisadora do Grupo Frestas UNIRIO.

Soraia de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pedagoga pela Universidade Federal do Estado do  Rio de Janeiro e pesquisadora do grupo frestas UNIRIO.

Referências

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Publicado

29-07-2016

Como Citar

COSTA DE FARIA, Izabel Cristina; FONSECA PANTOJA, Bianca De Fátima; ALMEIDA, Soraia de. TECENDO HISTÓRIAS: LITERATURA E EXPRESSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 147–155, 2016. DOI: 10.12957/riae.2016.14329. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/14329. Acesso em: 19 abr. 2024.