ENTRE HISTÓRIAS E NARRATIVAS DOCENTES: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS (COM)PARTILHADAS

Sandro Tiago Figueira

Resumo


No presente texto pretendo entrecruzar minha escrita docente com as reflexões propiciadas pela Residência Pedagógica com o intuito de evidenciar e ao mesmo tempo conscientizar-me das aprendizagens construídas e (re)construídasnos encontros formativos. Destaco a importância do diálogo com outros colegas de profissão e com a própria universidade para aprofundar e compreender as questões que nos tocam e mobilizam. Entendo que o movimento de (com) partilhar questões e angústias pode possibilitar um melhor enfrentamento das problemáticas que surgemno dia a dia escolar através da partilha de práticas e tomadas de decisão.


Palavras-chave


Residência Pedagógica; Desenvolvimento profissional; Escrita docente.

Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, Isabel. A Formação do Professor Reflexivo. In: ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

ENGERS, M. E. A. Educação continuada: uma visão multidisciplinar em diferentes tempos e espaços. In: Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores: Livro 1, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

FONTOURA, H. A. Percursos de formação e experiências docentes: um estudo com egressos do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. In: FONTOURA, H. A. Residência pedagógica: percursos de formação e experiências docentes na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Niterói: Intertexto, 2011

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: .

Acesso em 19 jul. 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

JOSSO, M. C. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicolleti et. al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EDUFSCar, 2002.

MONTEIRO, F. M. A. Formação continuada de professores em exercício no ensino fundamental: investigando a aprendizagem da docência. Revista Educação Pública, Cuiabá: EDdUFMT, v.15, n.28. 2006. p.59-68.

MONTEIRO, F. M. A. Narrativas: estratégias investigo-formativas para a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem profissional da docência. In: SOUZA, E. C.; PASSEGI, M. C. (Org.) Pesquisa (Auto) biográfica: cotidiano, imaginário e memória. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

NÓVOA, A. A formação tem que passar por aqui: as histórias de vida no Projeto Prosalus. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010.

SOUZA, E. C. A arte de contar e trocar experiências: Reflexões teórico-metodológicas

sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão. vol. 25, n. 11, jan/abr. Natal, RN: EDUFRN, 2006, pp. 22-39.

SOUZA, E. C. Modos de narração e discursos da memória: biografização, experiências e formação. In: PASSEGI, M. C.; SOUZA, E. C. (Orgs) (Auto)Biografia: formação, territórios e saberes. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008

SOUZA, E. C. Territórios das escritas do eu: pensar a profissão narrar a vida. Revista eletrônica Educação, Porto Alegre, v.34, n.2, maio/ago. 2011. Disponível em . Acesso em 10 out. 2011.




DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2016.14255

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2359-6856

 


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 

Indexada em:


 

 

Realização: