Natureza Jurídica da medida de internação: um olhar no Case Palmas / DETENTION MEASURE’S LEGAL NATURE: A LOOK INTO CASE PALMAS

Autores

  • Shirley Silveira Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT
  • Lais de Carvalho Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2013.6766

Palavras-chave:

Direito, ECA, Medida de Internação, Natureza Jurídica

Resumo

DOI:http://dx.doi.org/10.12957/10.12957/rfd.2013.6766

O presente estudo objetivou a análise da Medida socioeducativa de internação, cujo impacto sob a pessoa em desenvolvimento é muito maior, por extirpa-lhe a liberdade. O que se verificou, no estudo da problemática, foi se poderia dizer ou não que a natureza jurídica da Medida de internação no CASE Palmas é educativo pedagógica. Pesquisou-se o CASE – Centro de Atendimento Socioeducativo de Palmas, localizado no setor Taquari, cujo grupo pesquisado, então, constituiu-se por 37 adolescentes, entre 12 e 21 anos. Utilizou-se, como forma de obtenção de informações gerais, o instrumento questionário. Além dos questionários, fez-se entre o corpo técnico do CASE entrevista, semi-estruturada. Para a problemática, adotou-se como hipótese, o posicionamento de que a natureza jurídica proposta à Medida de internação, aplicada no CASE Palmas, seria alcançada, se na sua execução estivessem presentes a dimensão da estrutura, ao desfavorecer a configuração do ambiente de prisão; a dimensão da cidadania, pelo acompanhamento da formação do ser em desenvolvimento, qual seja, a visão de si, dos outros e a elaboração do projeto de vida; e a dimensão da oportunidade, que favoreceria o projeto de vida, pois embute no ambiente de internação o aproveitamento do tempo ocioso com programas de profissionalização. Terminada a pesquisa e após os dados devidamente tabulados e entrevistas decupadas, encontrou-se resultado, em que alguns pequenos termos da natureza jurídica proposta foram encontrados, mas insuficientes. Percebeu-se estar a instituição pesquisada, até a data do fim da pesquisa, afastada do proposto como natureza jurídica educativo-pedagógica.  Contudo, no campo das ideias, encontra-se em vias de alcance.

Biografia do Autor

Shirley Silveira Andrade, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1998) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Obteve Louvor na sua defesa onde um dos membros da banca foi o professor da Universidade Federal de Santa Catarina Antonio Carlos Wolkmer. Atualmente é professora assistente do Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins. Sendo que foi eleita para a Coordenação de Monograifa. Ministra as disciplinas Direito Penal, projeto de pesquisa. Tem um grupo de pesquisa sobre trabalho Escravo contemporaneo inscrito no Cnpq dentro do grupo Direito e desenvolvimento.

Lais de Carvalho Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Advogada, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Tocantins, Tecnóloga em Gestão Pública pelo IFTO - Campus Palmas, Especialista em Direito Público e escritora. Servidora do IFTO lotada na Coordenação de Cadastro e Pesquisa Educacional.

Publicado

2013-12-09

Como Citar

Andrade, S. S., & Lima, L. de C. (2013). Natureza Jurídica da medida de internação: um olhar no Case Palmas / DETENTION MEASURE’S LEGAL NATURE: A LOOK INTO CASE PALMAS. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (24), 146–168. https://doi.org/10.12957/rfd.2013.6766