MULHERES TRANSGÊNERO EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR: A APLICABILIDADE DA LEI MARIA DA PENHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2021.58347

Palavras-chave:

Lei Maria da Penha. Mulher transgênero. Violência.

Resumo

O presente estudo dedica-se à análise da aplicabilidade da Lei n. 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, às mulheres transgênero em situação de violência doméstica e familiar. Para tanto, faz uma análise dos conceitos de sexo, gênero e orientação sexual, trazendo o entendimento da doutrina sobre o tema. Adiante, passa à contextualização da Lei Maria da Penha. Por fim, é apresentada a possibilidade de a mulher transgênero figurar como vítima de violência doméstica e familiar, apresentando-se o posicionamento de diferentes instituições relacionadas ao Poder Judiciário, além de se proceder à análise da jurisprudência em segunda instância de tribunais de diferentes estados brasileiros que versam sobre o assunto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise documental e de conteúdo, tendo como objeto de análise, julgados sobre a temática. A aplicabilidade da Lei Maria da Penha à mulher transgênero mostra-se, além de adequada, necessária, para a proteção destes sujeitos de direito e garantia de sua dignidade humana.

Biografia do Autor

Valmôr Scott Jr., Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Docente da faculdade de Direito, da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Pesquisador e orientador no Mestrado em Direito - PPGD/UFPel. Coordenador do GEDEV - Grupo de Estudo Direito, Educação e Vulnerabilidade, junto à UFPel.

kevin de Moraes Viebrantz, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Estudante da graduação em Direito da UFPel.

Downloads

Publicado

2022-01-10

Como Citar

Scott Jr., V., & Viebrantz, kevin de M. (2022). MULHERES TRANSGÊNERO EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR: A APLICABILIDADE DA LEI MARIA DA PENHA. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (40), 217–250. https://doi.org/10.12957/rfd.2021.58347