A POLÍTICA ANTITRUSTE NO BRASIL E O COMBATE A CARTÉIS À LUZ DO NOVO CADE

Autores

  • Erick Leonardo Freire Carvalho Faculdade FAP/Maurício de Nassau

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2015.5252

Palavras-chave:

danos, enriquecimento sem causa, intervenção, responsabilidade civil, retirada do lucro ilegítimo.

Resumo

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica-CADE é uma autarquia federal que tem como objetivo a proteção da livre concorrência, um dos princípios constitucionais que norteiam a ordem econômica brasileira. Dentre as condutas anticompetitivas, o cartel é a mais grave lesão à concorrência, pois prejudica seriamente os consumidores ao aumentar preços e restringir a oferta, tornando os bens e serviços mais caros ou indisponíveis. O objetivo deste trabalho é analisar as consequências e procedimentos tomados para identificar e impor sanções à prática de cartel. Trata-se de uma pesquisa baseada em um levantamento bibliográfico complementado com pesquisa de campo no próprio CADE. Logo, pela observação dos aspectos mencionados, percebe-se que no campo prático, o Brasil considera o combate a cartéis uma prioridade absoluta e como reconhecimento de tal esforço, o Sistema Brasileiro de Defesa Econômica-SBDC é considerado, no âmbito internacional, como um órgão que tem se destacado nos últimos anos.

DOI: 10.12957/rfd.2015.5252

Biografia do Autor

Erick Leonardo Freire Carvalho, Faculdade FAP/Maurício de Nassau

Acadêmico do 5º Período de Direito da Faculdade Piauiense-FAP, Pesquisador Iniciante-FUNPESQ/SEPESQ, Monitor da Disciplina de Hermenêutica Jurídica e Constitucional, Intercambista da XXXIII Turma do PinCADE (Programa de Intercâmbio do CADE).

Downloads

Publicado

2015-12-23

Como Citar

Freire Carvalho, E. L. (2015). A POLÍTICA ANTITRUSTE NO BRASIL E O COMBATE A CARTÉIS À LUZ DO NOVO CADE. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (28), 97–117. https://doi.org/10.12957/rfd.2015.5252