1984 E O DIREITO À PRIVACIDADE: RUMO À DISTOPIA?

Autores

  • Carolina Silva Porto
  • Clara Cardoso Machado Jaborandy

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2021.48882

Palavras-chave:

Privacidade, George Orwell, Literatura, Sociedade de Informação, Internet.

Resumo

O crescente avanço tecnológico promovido pela internet trouxe para a sociedade contemporânea, no âmbito do direito à privacidade, desafios e mudanças que os métodos convencionais de hermenêutica e interpretação jurídica não são capazes de acompanhar. Assim, verificando a necessidade de aplicação de novos métodos, o objetivo do presente trabalho, a partir da perspectiva da literatura, é analisar o direito à privacidade sob a ótica da obra “1984”, escrita por George Orwell e, com isso, traçar um paralelo entre a sociedade real e a distopia exposta no livro, explorando o conceito de sociedade de informação e expondo os perigos que as novas tecnologias podem causar quando utilizadas sem limitação ou respeito aos direitos fundamentais. Para tanto, utiliza-se de pesquisa qualitativa, com foco no método dedutivo, que é demonstrado na revisão bibliográfica de obras jurídicas, para traçar uma análise do conceito de privacidade; e indutivo, apresentado na análise do livro 1984 e na correlação traçada entre seu conteúdo e a sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Carolina Silva Porto

Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes - UNIT/SE. Graduada em Direito pela Universidade Tiradentes - UNIT/SE.

Clara Cardoso Machado Jaborandy

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Direito Público pela Uniderp. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe. Professora do Mestrado em Direitos Humanos da UNIT e de cursos de pós-graduação da UNIT e EJUSE. Coordenadora do grupo de pesquisa Direitos Fundamentais, Novos Direitos e Evolução Social, presente no diretório do CNPq. Advogada militante em Direito Público e Empresarial. Vice-presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/SE. 

Downloads

Publicado

2022-01-10

Como Citar

Porto, C. S., & Jaborandy, C. C. M. (2022). 1984 E O DIREITO À PRIVACIDADE: RUMO À DISTOPIA?. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (40), 295–314. https://doi.org/10.12957/rfd.2021.48882