Perspectivas teórcas e práticas da validade e eficácia dos acordos de convivência no sistema marcário

Autores

  • José Carlos Vaz e Dias Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Leonardo da Silva Sant’Anna
  • Renata Ribeiro Pereira

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2019.48338

Resumo

Os acordos de coexistência de marcas são tipos de contratos comerciais que objetivam promover a convivência entre marcas “conflitantes” de concorrentes, não obstante a potencialidade de levarem consumidores a confusão e erro no processo de seleção e escolha de produtos e serviços. Mesmo sendo um instrumento jurídico eficaz para afastar conflitos entre concorrentes e explicitar que as marcas em contenda não levam confusões consumeristas, a sua eficácia não é reconhecida unanimemente pela doutrina. Ela sofre questionamentos também na Autarquia Federal investida dos poderes de exame e concessão de registro de marcas, qual seja o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O presente artigo objetiva explicitar os conceitos e características desse tipo contratual assim como apresentar as vantagens práticas em sua utilização e algumas controvérsias que impedem o reconhecimento pacífico no território brasileiro.

 

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Publicado

2020-02-09

Como Citar

Vaz e Dias, J. C., Sant’Anna, L. da S., & Pereira, R. R. (2020). Perspectivas teórcas e práticas da validade e eficácia dos acordos de convivência no sistema marcário. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (36), 273–301. https://doi.org/10.12957/rfd.2019.48338