UM PANORAMA TEÓRICO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E TRABALHO DECENTE, SOB O OLHAR CRÍTICO DA DIGNIDADE HUMANA
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar um panorama do atual momento das relações de trabalho vividas no contexto global, sobretudo na realidade brasileira, e algumas leituras que indiquem caminhos a serem adotados como enfrentamento a esse cenário. Para tanto, o texto se desenvolve através de uma abordagem baseada no método dedutivo, com um panorama histórico da precarização das relações de trabalho, sendo essa uma realidade que coloca o sujeito que depende de seu labor em posição de cada vez maior hipossuficiência. A análise crítica é necessária, sobremaneira, pelo desprezo da dignidade humana, e, aqui, especificamente em relação ao trabalhador. Com isso, se faz possível melhor compreender as necessárias diretrizes do Trabalho Decente e do conceito de sustentabilidade nas relações laborais contemporâneas. Quanto ao procedimento, foi utilizado o monográfico, por meio de pesquisa bibliográfica atinente à proposta do artigo.
Palavras-chave
Precarização do trabalho; Trabalho Decente; Sustentabilidade
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/rfd.2021.46853
Indexada em:
Endereço: Campus Maracanã, Pavilhão João Lyra Filho, 7º andar, Bloco F, sala 7123 Para atendimentos, agende um horário, através do e-mail: rfd.uerj@gmail.com Telefones: (21) 2334-0507 e (21) 2334-2157. ISSN: 22363475.