Subcidadania, identidade e constituição dirigente no Brasil: os direitos fundamentais da cultura popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2019.40073

Palavras-chave:

Subcidadania, Constitucionalismo Dirigente, Arte, Testemunho.

Resumo

Esse artigo traz uma abordagem histórica da formação do fenômeno chamado de subcidadania e suas consequências que recaíram, principalmente, sobre a população negra ex-escrava, com enfoque na negação de direitos fundamentais ao longo desse processo. Dessa forma, ressalta-se a importância em, ainda, se falar num projeto de constitucionalismo dirigente, visto que no Brasil, país em que a modernidade foi fruto de uma "importação", é necessária a transformação da realidade social para que haja uma melhoria efetiva na vida dos (sub)cidadãos. Com algumas contribuições da psicanálise, será tratada a figura do testemunho, muitas vezes utilizada como ferramenta importante para recuperação de um trauma, sendo esse trauma, no presente trabalho, a exclusão social da população negra ao longo da conformação do Estado brasileiro ao longo dos séculos. Nesse contexto, a arte, em forma de música, aparece como ferramenta de transformação do status quo, sendo o gênero musical do rap uma forma de testemunho da população negra excluída, demonstrando que por meio da arte é possível dar voz para aqueles que por muito tempo tiveram suas vozes caladas e silenciadas devido a condição de desigualdade em que esses (sub)cidadãos estavam submetidos, ficando evidente a realidade dura e difícil do (sub)cidadão.

Biografia do Autor

Manuela Andrade do Nascimento, Faculdade de Direito de Vitória - FDV

Graduanda em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV; membro do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica do Constitucionalismo CNPq-FDV Teoria Critica do Constitucionalismo; membro do Grupo de Estudos Direito e Psicanálise: entre mitos e profanações.

Nelson Camatta Moreira, Faculdade de Direito de Vitória - FDV.

Pós-doutor em Direito pela Universidad de Sevilla. Pós-doutor em Direito em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutor em Direito pela Unisinos, com estágio anual na Universidade de Coimbra. Mestre em Direito pela Unisinos. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (doutorado e mestrado) e da graduação em Direito da Faculdade de Direito de Vitória (FDV-ES). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Teoria Crítica do Constitucionalismo, da FDV. Líder do Grupo de Estudos Direito e Psicanálise (FDV-ES/Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória). Profesor Invitado, adjunto al Programa Academic Visitor de la Facultad de Derecho de la Universidad de Sevilla. Miembro del Grupo de Investigación Antagónicos de la Facultad de Derecho de la Universidad de Sevilla.  Membro Honorário e Vice-presidente da Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL). Advogado.

Downloads

Publicado

2020-02-09

Como Citar

do Nascimento, M. A., & Camatta Moreira, N. (2020). Subcidadania, identidade e constituição dirigente no Brasil: os direitos fundamentais da cultura popular. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (36), 230–254. https://doi.org/10.12957/rfd.2019.40073