REFLEXÕES SOBRE AS DIMENSÕES DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Autores

  • Eduardo Cambi Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Paranaense (UNIPAR).
  • Elisângela Padilha Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2016.22151

Palavras-chave:

dignidade da pessoa humana, diálogo entre as culturas, diversidade axiológica, natureza humana, função jurisdicional.

Resumo

O artigo propõe algumas reflexões acerca da dignidade da pessoa humana à luz da ordem jurídico-constitucional, em um debate em que filósofos e juristas divergem sobre o seu significado e conteúdo. Para tanto, parte-se de uma visão crítica sobre a necessidade da compreensão da existência de três dimensões de dignidade humana em um ambiente em que se requer um diálogo entre as culturas. Em uma sociedade democrática, os debates demonstram uma evolução do pensamento humano e contribuem para proteção e concretização da dignidade para cada ser humano.

DOI: 10.12957/rfd.2016.22151

Biografia do Autor

Eduardo Cambi, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Paranaense (UNIPAR).

Pós-doutor em Direito pela Università degli Studi di Pavia. Doutor e mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e da Universidade Paranaense (UNIPAR). Promotor de Justiça no Estado do Paraná. Assessor da Procuradoria-Geral de Justiça do Paraná. Membro colaborador da Comissão de Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Coordenador Nacional do Projeto João Cidadão de Educação em Direitos Humanos do CNMP. Coordenador Estadual do Movimento Paraná Sem Corrupção. Coordenador Estadual da Comissão de Prevenção e Controle Social da Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná. Diretor Financeiro da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná (FEMPAR). Diretor de Pesquisa do Instituto Paranaense de Direito Processual. Foi assessor de Pesquisa e Política Institucional da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça (2012-2014).

Elisângela Padilha, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.

Downloads

Publicado

2016-12-12

Como Citar

Cambi, E., & Padilha, E. (2016). REFLEXÕES SOBRE AS DIMENSÕES DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (30), 338–352. https://doi.org/10.12957/rfd.2016.22151