E-Governos: Da utopia à distopia

Autores

  • Cassiano Calegari IMED
  • Salete Oro Boff IMED

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2016.14515

Palavras-chave:

E-Governo, Governo Eletrônico, Governo Aberto, Burocracia

Resumo

A evolução tecnológica vem tornando obsoletos os procedimentos estatais burocráticos baseados em papel. A expectativa do contribuinte acerca da prestação do serviço público tem se voltado para a automação e interação por meios eletrônicos. Procedimentos como o envio de documentos entre repartições pelo administrado ou consultas pessoais estão, cada vez mais, em desacordo com a realidade do mundo informatizado, demonstrando uma necessidade de adequação dos mecanismos burocráticos clássicos utilizados pela administração pública. Esta adequação, entretanto, não pode ser realizada sem estudos prévios que demonstrem o melhor caminho a ser seguido e analisando os sucessos e insucessos de outros Estados que passaram pela mesma transformação. Os métodos utilizado para o desenvolvimento do trabalho são o dedutivo e monográfico e a técnica de pesquisa é a bibliográfica e de análise de casos partindo-se de exemplos de sucessos e fracassos da implementação de mecanismos de e-Governo.

DOI: 10.12957/rfd.2016.14515

Biografia do Autor

Cassiano Calegari, IMED

Advogado, mestrando em direito pela Faculdade Meridional – IMED. Linha de Pesquisa: Fundamentos do Direito e da Democracia. Grupo de Pesquisa: Direito, novas tecnologias e Desenvolvimento.

Salete Oro Boff, IMED

Pós-Doutora em Direito-UFSC. Professora do PPG Mestrado em Direito da IMED. Linha de Pesquisa: Fundamentos do Direito e da Democracia. Grupo de Pesquisa: Direito, novas tecnologias e Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2016-06-25

Como Citar

Calegari, C., & Oro Boff, S. (2016). E-Governos: Da utopia à distopia. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (29), 49–64. https://doi.org/10.12957/rfd.2016.14515