Democracia, Poder Judiciário e Razão Pública: uma Releitura do Substancialismo Brasileiro a partir de John Rawls

Autores

  • Paulo Daniel Costa Universidade Federal de Viçosa
  • Carlos Alberto Esteves Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/rfd.2016.13804

Palavras-chave:

Democracia, Substancialismo, John Rawls.

Resumo

Em distintas realidades, a relação entre Direito e Política se fortalece, mas crescem os questionamentos sobre as possibilidades e os limites dessa relação. O substancialismo, corrente filosófica que surge nesse contexto, foi inserido no pensamento jurídico brasileiro com peculiaridades. Por isso, importante revisitar essa teoria, tendo John Rawls como marco, para entender o próprio processo de judicialização da política no Brasil.

DOI: 10.12957/rfd.2016.13804

Biografia do Autor

Paulo Daniel Costa, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Viçosa. Advogado Popular junto a Assessoria Jurídica Universitária Popular da UFV.

Carlos Alberto Esteves, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Substituto de Direito Administrativo e de Direito Tributário junto ao Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa. Advogado Popular junto a Assessoria Jurídica Universitária Popular da UFV. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2016-06-25

Como Citar

Costa, P. D., & Esteves, C. A. (2016). Democracia, Poder Judiciário e Razão Pública: uma Releitura do Substancialismo Brasileiro a partir de John Rawls. Revista Da Faculdade De Direito Da UERJ - RFD, (29), 2015–239. https://doi.org/10.12957/rfd.2016.13804