A inserção privatista da Fundação Lemann na educação pública brasileira

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DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2023.76094

Resumo

O presente texto busca perscrutar a capilaridade das parcerias público-privadas (PPPs) pela mediação da análise da intervenção da Fundação Lemann (FL) na educação tanto da classe política dirigente quanto dos gestores e educadores das escolas públicas brasileiras. Num primeiro momento, aborda-se a particularidade das PPPs como modalidade específica de privatização, bem como a ideologia que lhe serve de sustentação: o empreendedorismo. Num segundo instante, buscar-se-á apresentar o modus operandi de atuação da FL no universo da educação pública, enquanto espaço privilegiado de propagação de seus preceitos e valores neoliberais. Observar-se-á que a lógica empreendedora, postulada pela FL, serve aos imperativos da reprodução do capital numa etapa de crise das organizações tradicionais. Para operar a análise da peculiaridade da ideologia difundida pela FL aos partícipes da classe política dirigente e dos gestores e educadores da educação pública, recorrer-se-á às investigações desenvolvidas por Marx (2013), Harvey (2004) etc.

 

Palavras-Chave: educação pública; parcerias público-privadas; empreendedorismo.

Biografia do Autor

Artur Bispo dos Santos Neto, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil. E-mail: artur.neto@ichca.ufal.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4669-096X.

Tatiana Lyra Lima Félix, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil. E-mail: tatianalyra@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0775-6586.

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Publicado

31-05-2023

Como Citar

Santos Neto, A. B. dos, & Félix, T. L. L. (2023). A inserção privatista da Fundação Lemann na educação pública brasileira. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 21(52). https://doi.org/10.12957/rep.2023.76094