A inserção privatista da Fundação Lemann na educação pública brasileira
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2023.76094Abstract
O presente texto busca perscrutar a capilaridade das parcerias público-privadas (PPPs) pela mediação da análise da intervenção da Fundação Lemann (FL) na educação tanto da classe política dirigente quanto dos gestores e educadores das escolas públicas brasileiras. Num primeiro momento, aborda-se a particularidade das PPPs como modalidade específica de privatização, bem como a ideologia que lhe serve de sustentação: o empreendedorismo. Num segundo instante, buscar-se-á apresentar o modus operandi de atuação da FL no universo da educação pública, enquanto espaço privilegiado de propagação de seus preceitos e valores neoliberais. Observar-se-á que a lógica empreendedora, postulada pela FL, serve aos imperativos da reprodução do capital numa etapa de crise das organizações tradicionais. Para operar a análise da peculiaridade da ideologia difundida pela FL aos partícipes da classe política dirigente e dos gestores e educadores da educação pública, recorrer-se-á às investigações desenvolvidas por Marx (2013), Harvey (2004) etc.
Palavras-Chave: educação pública; parcerias público-privadas; empreendedorismo.
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