v. 11 n. 1 (2011): 1º quadrimestre de 2011

Dossiê Escola de Frankfurt
Publicado: 01-04-2011
  • EXPEDIENTE - v11n1

    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8749

Editorial

  • Editorial

    Adriana Benevides Soares, Ana Maria Lopes Calvo de Feijoo, Ariane Patrícia Ewald, Deise Mancebo, Eleonôra Torres Prestrelo, Jorge Coelho Soares, Rita Maria Manso de Barros
    5-8
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8750

Artigos

  • Escola de Frankfurt: "o elogio da sombra"

    Jorge Coelho Soares, Ariane Patricia Ewald
    9-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8751
  • On Marcuse: critique, liberation, and reschooling in the radical pedagogy of Herbert Marcuse

    Douglas M. Kellner
    23-55
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8752
  • Para un concepto de no lineal de Historia. Reflexiones a partir de Walter Benjamin

    Stefan Gandler
    56-102
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8753
  • A lógica do mercado e as retóricas de inclusão: articulações entre a crítica Frankfurteana e a Pós-Estruturalista sobre as novas formas de dominação

    Maria de Fátima Vieira Severiano, Pablo Severiano Benevides
    103-124
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8754
  • Marcuse e Flusser: para iniciar um diálogo

    Maria Teresa Cardoso de Campos
    125-139
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8755
  • A metrópole moderna, o olhar surrealista: considerações benjaminianas

    Vanessa Madrona Moreira Salles
    140-155
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8756
  • Marcuse: cultura, ideologia e emancipação no capitalismo tardio

    Luiz Antonio da Silva Peixoto
    156-180
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8757
  • Sobre a crítica de Jürgen Habermas ao projeto frankfurtiano: separação epistemológica ou continuidade de uma tradição?

    Aluísio Ferreira de Lima
    181-196
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8758
  • Expresionismo y revolución: el abismo de la realidad

    Blanca Muñoz
    197-224
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8759
  • Política, Praxis e Pseudo-Atividade em Adorno

    Wolfgang Leo Maar
    225-244
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8760
  • Marcuse e Jameson: da cultura afirmativa ao Pós-modernismo

    Mauricio Miranda dos Santos Oliveira
    245-279
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8761

Tradução

  • Sobre a Filosofia Concreta

    Décio Rocha, Katharina Jeanne Kelecom
    280-298
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8762
  • Sobre a possibilidade de construção de uma Filosofia Concreta em Herbert Marcuse

    Jorge Coelho Soares
    299-303
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8763
  • A propósito de La Dialéctica Concreta de Herbert Marcuse

    Blanca Muñoz
    304-310
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8764

Clio-Psyché

  • A Questão da Consciência na Psicologia de Wilhelm Wundt

    Cíntia Fernandes Marcellos, Saulo de Freitas Araujo
    311-332
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8765
  • Contextos , processos e memórias: narrativas sobre saúde mental nas décadas de sessenta a oitenta no Brasil

    Helena Beatriz Kochenborger Scarparo, Adolfo Pizzinato, Aline Accorssi
    333-352
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8766
  • "O Dr. Alô falou para não contrariar": a consolidação da psiquiatria no Paraná na primeira metade do século XX

    Andrea de Alvarenga Lima, Adriano Furtado Holanda
    353-368
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8767
  • El Día del Psicólogo en Chile: reflexiones y argumentos respecto a su conmemoración

    Gonzalo Salas Contreras
    369-379
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8768

Resenhas

  • Diálogos de Psicologia e Educação: tecendo histórias

    Rodrigo Lopes Miranda
    380-385
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8769

Comunicação de Pesquisa

  • Os sentidos atribuídos ao cuidar na infância

    Jerto Cardoso da Silva, Clarissa Junqueira Lopes, Jéssica Natália Canello
    386-390
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2011.8772