Um estudo com professores da educação infantil e do ensino fundamental sobre suas habilidades sociais e inteligência geral

Autores

  • Regina Célia Cavalcante Maia Universidade Gama Filho
  • Adriana Benevides Soares UERJ
  • Mara Sizino da Victoria Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - UNI-IBMR

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2009.9117

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Inteligência geral

Resumo

Este estudo buscou comparar as habilidades sociais de professores do ensino fundamental e educação infantil no Rio de Janeiro e ainda verificar as correlações entre as habilidades sociais e a inteligência. Segundo Del Prette e Del Prette (2003), as habilidades sociais devem fazer parte da formação educacional para constituir um aluno mais cooperativo e integral. Neste sentido, participaram da pesquisa 24 professores de ensino fundamental e 24 de educação infantil. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Habilidades Sociais (IHS - Del Prette; Del Prette, 2001a) e o Teste de Matrizes Progressivas – Raven (RAVEN, 1997). As análises estatísticas mostraram que existe uma diferença significativa nas habilidades sociais nos dois grupos de professores e que os professores da educação infantil têm escores mais altos nas habilidades sociais, confirmando a literatura sobre o assunto. As correlações entre habilidades sociais e inteligência não apresentaram significância através do teste de correlação linear Pearson, dissociando habilidades intelectuais das habilidades às situações sociais.

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Publicado

01-08-2009

Como Citar

Maia, R. C. C., Soares, A. B., & Victoria, M. S. da. (2009). Um estudo com professores da educação infantil e do ensino fundamental sobre suas habilidades sociais e inteligência geral. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 9(2), 464–479. https://doi.org/10.12957/epp.2009.9117