Oficinas de construção de indicadores e dispositivos de avaliação: uma nova técnica de consenso

Autores

  • Rosana Teresa Onocko Campos Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Lilian Miranda Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Carlos Alberto Pegolo da Gama Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Ana Luiza Ferrer Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Alberto R. Diaz Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Laura Gonçalves Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Thiago Lavras Trapé Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2010.9029

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Oficina de trabalho para consenso, Avaliação de programas e projetos de saúde e pesquisa participativa baseada na comunidade

Resumo

Este artigo discute o trabalho com Oficinas de construção de indicadores e dispositivos de avaliação enquanto uma nova técnica de consensos, especialmente no contexto de uma pesquisa participativa e avaliativa. Para tanto, apresenta as tradicionais técnicas de consenso, bem como o método de Oficinas, trabalhado pelo Grupo de Pesquisa Saúde Coletiva e Saúde Mental: interfaces. Conclui-se que as Oficinas apresentam vantagens frente às tradicionais técnicas de consenso na medida em que aumentam a diversidade dos atores e as inserções sócio-políticas dos participantes, não se restringindo apenas àqueles reconhecidos como especialistas no objeto estudado. A inclusão desses diferentes atores na construção do conhecimento alinha-se à aposta no protagonismo como fator decisivo na incorporação dos resultados do processo avaliativo no cotidiano do trabalho. No entanto, exige infra-estrutura para o encontro presencial entre os participantes e habilidade para lidar democraticamente com as diferentes posições de poder nelas incluídas.

Downloads

Publicado

01-04-2010

Como Citar

Campos, R. T. O., Miranda, L., Gama, C. A. P. da, Ferrer, A. L., Diaz, A. R., Gonçalves, L., & Trapé, T. L. (2010). Oficinas de construção de indicadores e dispositivos de avaliação: uma nova técnica de consenso. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 10(1), 221–241. https://doi.org/10.12957/epp.2010.9029