Entreatos: percursos e construções da psicologia na rede pública de ensino

Autores

  • Marisa Lopes da Rocha UERJ
  • Kátia Faria de Aguiar Universidade Federal Fluminense – UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2010.9018

Palavras-chave:

Formação do psicólogo, Psicologia e educação, Pesquisa-intervenção, Micropolítica

Resumo

Neste artigo buscamos colocar em discussão a pesquisa-intervenção que vem se constituindo com a Rede de Proteção ao Educando no ensino público do Rio de Janeiro, abordando a formação dos trabalhadores sociais como um processo instigador de novos conceitos e práticas institucionais na perspectiva ético-estético-política. Para isso, damos visibilidade ao percurso que compõe o território escolar nas suas múltiplas forças, remetendo à reflexão sobre nossos atos, nossas implicações com as instituições em jogo e favorecendo escolhas sobre a melhor forma de trabalhar e viver. Concluímos, assumindo o desafio de (re)constituição de um campo de intervenção, problematizador e crítico, intensificador de encontros.

Downloads

Publicado

01-04-2010

Como Citar

Rocha, M. L. da, & Aguiar, K. F. de. (2010). Entreatos: percursos e construções da psicologia na rede pública de ensino. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 10(1), 68–84. https://doi.org/10.12957/epp.2010.9018