Quando a escola recorre à psicologia: mecanismos de produção, encaminhamento e atendimento à queixa na alfabetização

Autores

  • Marli Lúcia Tonatto Zibetti Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Flora Lima Farias de Souza Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Kelly Jessie Marques Queiróz Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2010.8979

Palavras-chave:

Queixa escolar, Alfabetização, Aprendizagem

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa, desenvolvida em oito escolas públicas da rede estadual de ensino em Rolim de Moura – RO, cujo objetivo foi identificar os mecanismos de produção, encaminhamento e atendimento à queixa escolar de crianças em processo de alfabetização. A pesquisa ouviu, por meio de entrevistas semi-estruturadas, a psicóloga da rede pública de saúde e as orientadoras educacionais das escolas participantes da pesquisa. Também foram analisados documentos encaminhados pelas escolas ao Conselho Tutelar solicitando apoio especializado aos alunos com dificuldades. A análise dos dados indica que, entre as profissionais ouvidas, ainda é bastante forte a crença de que a não-aprendizagem decorre de problemas familiares ou das próprias crianças. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que a busca de soluções para os problemas pedagógicos, fora do âmbito educacional, impede o enfrentamento das verdadeiras causas do insucesso no processo de alfabetização.

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Publicado

01-08-2010

Como Citar

Zibetti, M. L. T., Souza, F. L. F. de, & Queiróz, K. J. M. (2010). Quando a escola recorre à psicologia: mecanismos de produção, encaminhamento e atendimento à queixa na alfabetização. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 10(2), 490–506. https://doi.org/10.12957/epp.2010.8979