Estilos de pensar e criar em estudantes de Psicologia: diferenças regionais?

Autores

  • Tatiana de Cássia Nakano Pontifícia Universidade Católica - PUC, Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2010.8908

Palavras-chave:

Criatividade, Estilos criativos, Estudantes

Resumo

Com o objetivo de identificar os estilos preferenciais de pensar e criar em estudantes universitários, verificando a influência da variável estado de moradia, o presente estudo foi desenvolvido junto a 186 estudantes, sendo 75 provenientes do estado da Paraiba, 50 do Paraná e 61 de São Paulo. Neste sentido a escala Estilos de Pensar e Criar foi utilizada visto que permite enquadrar os examinandos em cinco estilos diferentes (relacional-divergente, emocional-intituitivo, lógico-objetivo, inconformista-transformador e cauteloso-reflexivo). Os resultados demonstraram que, de uma forma geral, estudantes das regiões sul e nordeste apresentaram um perfil similar quanto aos estilos predominantes, com os estudantes da região sudeste se diferenciando dos demais. A análise da variância indicou que a variável cidade de moradia exerce influência significativa no estilo dos estudantes, concluindo-se que as diferenças encontradas podem estar refletindo padrões culturais diversos presentes na população brasileira.

Downloads

Publicado

01-12-2010

Como Citar

Nakano, T. de C. (2010). Estilos de pensar e criar em estudantes de Psicologia: diferenças regionais?. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 10(3), 682–699. https://doi.org/10.12957/epp.2010.8908