A relação entre a habilidade de leitura e a consciência fonológica: estudo longitudinal em crianças pré-escolares

Autores

  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Maira M. Roazzi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cláudia Nascimento Guaraldo Justi Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Francis Ricardo dos Reis Justi Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2013.8417

Palavras-chave:

Consciência fonológica, Leitura, Fusão e segmentação fonêmica/silábica

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa longitudinal em crianças falantes de língua portuguesa, investigando a relação entre consciência fonológica e a aprendizagem da leitura. A consciência fonológica foi medida por meio de tarefas que envolviam a fusão e a segmentação silábica e fonêmica que foram aplicadas na pré-escola e no final do primeiro ano de alfabetização. Análises de regressão linear múltipla controlando a idade e a inteligência (verbal e não verbal) foram realizadas e apenas os escores na tarefa de fusão silábica aplicada no final do primeiro ano de alfabetização predisseram os escores em um teste de leitura aplicado no mesmo período. Porém análises não paramétricas indicaram que ambas as tarefas de fusão (fonêmica e silábica) aplicadas na pré-escola predisseram a leitura um ano depois. Esses resultados foram discutidos considerando-se a natureza das tarefas de consciência fonológica empregadas e o seu papel em relação ao aprendizado da leitura.

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Publicado

04-12-2013

Como Citar

Roazzi, A., Roazzi, M. M., Justi, C. N. G., & Justi, F. R. dos R. (2013). A relação entre a habilidade de leitura e a consciência fonológica: estudo longitudinal em crianças pré-escolares. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 13(2), 420–446. https://doi.org/10.12957/epp.2013.8417

Edição

Seção

Dossiê Metalinguagem