Sentidos sobre "sexualidade" e "drogas" entre adolescentes no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2013.7883Resumo
Este artigo apresenta e discute sentidos sobre "sexualidade" e "drogas" construídos por adolescentes em um grupo de discussão sobre saúde, em uma escola de Fortaleza-CE. Resulta de uma pesquisa de mestrado que visou compreender o caráter mediador das interações desse grupo de discussão nos posicionamentos dos participantes uns frente aos outros e frente aos temas discutidos. A proposta buscou fundamentação na Saúde Coletiva e nos legados de Vygotsky e Bakhtin acerca dos processos de mediação semiótica. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa-intervenção executada mediante observações-participantes da dinâmica escolar e a formação de um grupo de discussão com dez adolescentes e um professor da escola. Os resultados apontam sentidos que articulam "sexualidade" e "drogas" aos signos do "risco" e da "prevenção", indicando tensões entre diversas vozes sociais nos posicionamentos dos adolescentes, o que se relaciona com a condição juvenil na contemporaneidade e com as práticas de saúde corriqueiramente dirigidas a esse segmento.Downloads
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