O olhar do adolescente sobre a liberdade na escola: um estudo fenomenológico-compreensivo

Autores

  • Rita de Cássia Vieira Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2013.7882

Resumo

Este trabalho focaliza as experiências da liberdade de adolescentes no contexto escolar. Foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas com doze alunos. Os conteúdos expressos foram analisados com base numa estrutura de etapas proposta por Amatuzzi e concluiu-se que um contexto escolar mais liberal pode favorecer no processo de amadurecimento do adolescente, orientando-o no aprendizado da responsabilidade e da autonomia. A adolescência foi significada pelos entrevistados como uma complicada e confusa transição do status de criança para o de adulto. Estes adolescentes, ao viverem sua liberdade, entendem que ela comporta em si um caráter de contenção, de restrição e o fazem com base numa decisão que sabidamente terá ressonâncias no seu futuro; nesse processo decisório, onde a figura do outro é significativamente importante, predominam características como irreflexão e impulsividade.

Downloads

Publicado

03-10-2013

Como Citar

Vieira, R. de C. (2013). O olhar do adolescente sobre a liberdade na escola: um estudo fenomenológico-compreensivo. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 13(1), 41–62. https://doi.org/10.12957/epp.2013.7882