A cultura bullying na escola a partir do olhar das vítimas

Autores

  • Larissa Chaves de Sousa Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Milene Martins Faculdade Integral Diferencial – FACID
  • Manoel Dias de Souza Filho Universidade Federal do Piauí – UFPI
  • Maria do Carmo de Carvalho e Martins Universidade Federal de Piauí – UFPI
  • Emanuelly de Maria Santos de Souza Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2013.7881

Resumo

No Brasil a preocupação com o fenômeno da violência no ambiente escolar surgiu a partir da década de 1980, mas foi no final da década de 1990 e início dos anos 2000 que os estudos passaram a investigar as relações interpessoais agressivas envolvendo alunos e professores. A presente pesquisa é um estudo descritivo de abordagem qualitativa que objetivou investigar o fenômeno bullying entre escolares da rede particular de ensino de Teresina-PI, Brasil. A análise das falas dos escolares vítimas de bullying mostrou que o fenômeno bullying foi caracterizado por meio de atos de violência verbal, física e/ou psicológica realizados diariamente, os quais geraram sentimentos negativos e de mal estar entre as vítimas. Além disso, tais atos resultaram em prejuízos imediatos aos escolares, como dificuldades de concentração, comunicação, e baixo rendimento escolar, que raramente foram denunciados por conta de impunidade aos agressores.

Downloads

Publicado

03-10-2013

Como Citar

Santos, L. C. de S., Martins, M., Souza Filho, M. D. de, Martins, M. do C. de C. e, & Souza, E. de M. S. de. (2013). A cultura bullying na escola a partir do olhar das vítimas. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 13(1), 27–40. https://doi.org/10.12957/epp.2013.7881