A Produção do Cuidado em um Contexto Formativo com Visitadoras do Programa Primeira Infância Melhor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2023.77708

Palavras-chave:

psicanálise, políticas públicas, dispositivos clínicos, formação continuada, cuidado

Resumo

A partir de uma experiência de encontros de formação com visitadoras do Programa Primeira Infância Melhor, este trabalho se propõe a refletir sobre a inserção da psicanálise nas políticas públicas. Foram utilizadas vinhetas dos encontros e de entrevistas individuais com as visitadoras para pensar na importância de espaços onde a circulação da palavra e, com ela, ressignificações sobre o trabalho realizado nos territórios, seja possível. Ganham destaque três elementos que se articulam e produzem reverberações no contexto de trabalho com o Primeira Infância Melhor: as bases legais e normativas da política pública, as famílias e crianças visitadas e o sujeito-visitador. Pensa-se que esses três aspectos, quando trazidos à tona pelo processo de enunciação em um espaço de formação, geram a circulação de lugares e posições discursivas. Tais movimentações, por sua vez, contribuem para a sustentação de uma prática pautada na produção de cuidado no contexto das políticas públicas de saúde.

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Publicado

14-07-2023

Como Citar

Dornelles, A. G., Ferrari, A. G., & Arrosi, K. E. (2023). A Produção do Cuidado em um Contexto Formativo com Visitadoras do Programa Primeira Infância Melhor. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 23(2), 707–726. https://doi.org/10.12957/epp.2023.77708

Edição

Seção

Psicologia Clínica e Psicanálise