A RUA, A CASA E A ESCOLA: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DE MENINOS E MENINAS

Autores

  • Neuza Maria de Fátima Guareschi PUC-RS

Resumo

Objetiva-se, aqui, discutir os sentidos que meninos e meninas produzem em relação aos espaços da casa, da rua e da escola. Considerando as condições sociais, econômicas e culturais do lugar onde vivem, procurou-se compreender como produzem os sentidos que passam a construir suas identidades de gênero, sexo, raça e classe social. Realizaram-se grupos de discussão e entrevistas individuais com estudantes de uma escola municipal da zona leste de Porto Alegre (RS). A compreensão da Produção de Sentidos foi realizada a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do Construcionismo Social. A rua é associada a marginalidade, perigo e violência, gerando um constante medo de serem confundidos com bandidos. Já a escola representa, junto com a casa, um lugar onde eles podem ter segurança e educação e que podem proporcionar uma oportunidade de mudança de vida e mobilidade social. A casa também é compreendida como um lugar estressante, triste e problemático.

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Publicado

01-11-2013

Como Citar

Guareschi, N. M. de F. (2013). A RUA, A CASA E A ESCOLA: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DE MENINOS E MENINAS. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 2(2), 62–73. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/7767