PSICOLOGIA APLICADA À ODONTOPEDIATRIA: UMA INTRODUÇÃO
Resumo
Apresenta-se, aqui, a psicologia aplicada à odontologia como um corpo de conhecimentos da psicologia clínica da saúde útil à avaliação e manipulação do repertório de comportamentos de indivíduos, especialmente crianças, expostos a tratamento odontológico, cuja situação é percebida como ameaçadora e/ou potencialmente aversiva. Discutem-se a aquisição e a manutenção de respostas de medo de dentista em crianças e as variáveis psicossociais que medeiam os processos de diagnóstico, tratamento e reabilitação em odontopediatria. Apresentam-se alguns procedimentos psicológicos de manipulação de repertório de comportamentos de pacientes aplicados à situação de consultório de odontologia. Pretende-se, assim, estimular a formação acadêmica e profissional do psicólogo para atuação em contextos de odontologia e de saúde de modo geral.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.